quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

A dependência dos filhos

É nítido a dependência de um ser tão pequeno que são nossos filhos. É transparente a alegria e constantes emoções que eles nos causam e o cansaço também.
Semanas atrás me deparei com uma das situações que imaginei que, quando eu decidisse, eu encararia de boa. Engano meu. 

Certo dia, minha sogra sugeriu que eles dormissem na casa deles...Eu sempre fui da opinião de que, não seria conveniente, meus filhos, bebês dormissem fora de casa sem a minha presença.  Primeiro por serem tão pequenos, segundo porque os meninos, ainda não dormem a madrugada toda, então acho que a responsabilidade de acordar a madrugada toda não é de ninguém a não ser nossa. Quem é pai, sabe o que é não dormir uma madrugada direto e não ter o tão bom sono reparador.
Enfim, para não ficarmos indo e voltando da praia porque o gasto também é grande, minha sogra sugeriu deixarmos eles dormirem lá uma noite ao menos. 
Exitei.
Falei que ia conversar com o marcos e ver a opinião dele. Eu, na minha inocência, jurando que ele diria não e eu iria bela e formosa, apenas comunicá-la da decisão do marido e nem precisaria decidir algo, marcos me diz: "por mim pode ser. vc que sabe amor" oi?!??
Fiquei sem reação. Pensei muito e comentei com a minha sogra que achava muito cedo(!!) que eles ainda não tinham 15 anos! (kkkkkk)
Daí ela me disse "melhor eles dormirem aqui com 1 ano e pouco sozinhos do que com 15, pois com 1 ano, eu fecho o portãozinho aqui e sei que daqui eles não vão sair, com 15 não vou poder fazer isso"

Ok. Bingo. Me ganhou sogrinha...e não tive mais argumentos.

Minha sogra é uma das poucas pessoas que confio meus filhos de olhos fechados. É com ela que eu deixo se preciso de ajuda.
Depois dessa, fui muito pensativa e ao mesmo tempo não querendo pensar muito, arrumar as coisinhas deles para o primeiro dia fora de casa. Conversei com algumas amigas sobre isso também, pois não estava sendo fácil. Ficava me perguntando se estava sendo certo, mas pq estaria errado!?
Acredito e tenho certeza que meus sogros estavam empolgadíssimos com a ideia. Tinha certeza que seria basicamente a noite do pijama. Um momento de diversão, tipo o dia "d" da escola, sabem?! 
Pq eu deveria privar meus filhos disso? de passar esse tempo com os avós?! pq eu tiraria essa alegria dos meus sogros?!

Tenho várias amigas que tem medo dessa relação sogra x filho, isso mesmo, esquecem que a relação é avó x neto. Muitas tem medo do filho se apegar a avó e amar mais a avó, sei la como explicar isso!! Pra mim, são amores totalmente diferentes, amor de vó e amor de mãe. É possível amar as duas fortemente!! Queria eu poder ter minha amada vó perto, poder dizer "to indo almoçar na casa da vó" To indo lanchar na casa da vó...e infelizmente não tenho isso..Minha vó mora em outra cidade e eu não a vejo a simplesmente quase 10 anos..

Quero sim que meus filhos aproveitem seus avós intensamente!

Dou essa permissão por um fator muito importante, minha sogra respeita muito minhas vontades e decisões como mãe, mesmo as vezes ela não estando de acordo com algo. Normal né minha gente?!

Enfim, lá foram meus bebês para casa do vovô e da vovó. e eu aproveitei a saída deles pra dar atenção pro marido!! arrumar a casa! trabalhar e trabalhar e fazer minhas encomendas!!!

Só que não.

Minhas forças tinham saído de mim a partir que aquele carro deu a partida.
Saímos eu e o marcos de mãos dadas pra dentro de casa e já comecei a me sentir estranha. Assim que entrei e tentava fazer algo, só conseguia voltar ao sofá e ..chorar.
Meu Deus, eu chorei A NOITE INTEIRA. Sim, acordei de madrugada também como costumeiro.
e o barulho na casa, cadê?!
e os gritos e risadinhas em casa, cadê?

eu sofri MESMOOOO!! Confesso e não tenho vergonha de assumir isso.
Senti saudade, um vazio no coração MESMOO que dá vontade de chorar so de lembrar.
Conversei com azamiga e fiquei tranquila por saber que a primeira noite dos bebes delas fora de casa foi do mesmo jeito e me tranquilizei mais, mesmo ainda por saber que me acostumaria.
O que me consolava é saber e ter certeza que enquanto eu chorava eles estavam felizes e brincando e tendo uma noite super divertida e eu lá, murchando de chorar kkkkk

Bom, amanheceu e conforme o dia foi passando minha tristeza foi se transformando em intensa alegria, pois se aproximava o momento em que eu os veria.

Gostaria de deixar registrado aqui, algo que eu nunca vou esquecer na minha vida. Acho que todos sentiram minha deprê materna daquele momento e como tava mesmo sendo difícil pra mim. De manhã bem cedo, chego no serviço e abro meu email. Na minha caixa de entrada,  email do meu sogro assim:

"Nosso primeira noite fora de casa sozinhos.

Ontem esperamos o Vovô na porta, quando ele chegou ficamos contente demos abraços e beijos.
Depois vovô tomou café e sentamos na mesa juntos, após o café saímos para o jardim e jogamos bola com vovô,
Ficamos cansado de tanto correr, ai ficamos no portão jogando pedra e brincando na areia.
Vovó deu banho primeiro  no Vini depois no Dudu,vovó deu uma sopinha, brincamos mais um pouco e as 19:30 dormimos, acordamos as 20:30 brincamos de cavalinho com o vovô até começar o jogo do Figueirense  X Flamengo enquanto vovô assistia o jogo. 
Brincamos muito até quase  11:30, fomos dormir no chão com a vovó e o vovô no sofá , Dudu acordou 2 vezes durante a noite e vovó deu mamadeira pra nós, dormimos.
Até as 6:00 quando vovô e vovó acordaram, eu, vini acordei primeiro e sentei na mesa para tomar café com vovô, depois o Dudu acordou. Vovô saiu para trabalhar e ficamos na porta jogando beijo.
Gostamos muito de ficar na casa do vovô sozinhos, mamãe e papai quando quiser pode nos deixar de novo.

Beijos.

Dudu e Vini"

é pra chorar de alegria nao é?!
morri de amores e gratidão eterna pela consideração que meu sogro teve comigo!
Hoje posso dizer que sim, acostumei. Eles vão mais vezes dormir lá também e já convivo melhor sem os meninos longe de mim.
Hoje, também posso dizer, que não, os filhos não são dependentes dos pais, nós é que somos dependentes deles.

um dia desses na casa do vovô e da vovó!


beijos pessoal! até a próxima!