segunda-feira, 22 de maio de 2017

Pais, conversem com seus filhos.


Não eh uma questão de impor ou de usar de persuasão somente, eh uma questão de lhe preparar-lhes pra vida. Uma questão de escolhas, que eles tem direito sim (!!) a ter e que eles tem de estar cientes das consequências das mesmas. Que por sinal, as consequências, ‘só’ eles vão ter. Como assim só eles?? Ok ok, nós pais vamos sentir sim, mas convenhamos que será na parte emocional, pq na pele de fato, será com e exclusivamente com eles. Vai ter impacto na vida DELES. Mas que vida e que escolhas você quer que eles tenham nas suas trajetória de vida?! Então, vamos combinar que isso meu caro, pelo menos enquanto eles são pequenos,  é com você. Você que terá uma parcela bem grande de responsabilidade em ajudá-los nas suas futuras escolhas. Por isso é bem importante...

Treinar desde pequenos.

Eu sempre li sobre a questão de comunicar seu filho dos acontecimentos, se está acontecendo algo na família ou ainda alguma situação com a criança ou até com você mesmo. Ou ainda comunicar pra coisas mais simples, corriqueiras, sobre a criança saber o que irá acontecer por exemplo, daqui a 5 minutos.  Gente, isso não é tão simples assim, mas eu acredito que como quase 99% das coisas na vida é treino.

Vou dar meu exemplo, quando eu estava grávida eu pensava : “ desde bebe vou fazer  isso, sempre avisar do que irá acontecer durante a rotina”. Mas pq Juh?! Se eles ainda bebês não entendem o que queremos dizer? Bem, isso não é algo tão fácil de fazer, acredite.
É comum chegar em determinada idade e ouvir um  “olha ele está com 5 anos, tem que começar a fazer tal coisa” ou “nessa idade já era pra ele estar fazendo isso”....mas, ele não vai aprender a tal coisa e nem você a passar isso pra ele da noite pro dia, então, comece desde cedo, pq no começo, isso é mais pra você do que pra ele e qdo chegar no momento certo ou na bendita idade a qual as pessoas falam, você já vai saber o que fazer, aliás, já vai estar fazendo, afinal de contas, vc treinou por um bom tempo.

Não sei se você observou, eu saí da parte de ter consciência e usei muitas vezes a palavra “fazer” nesse parágrafo anterior, então FAÇA, HAJA, dá trabalho sim, mas os resultados quando vierem é reconfortante.  Porém, já adianto, é um resultado demorado. Então, vai do tipo de ponte que você quer construir com seu filho. O caminho mais rápido nem sempre é o melhor.

Mas como fazer isso?

O exercício é aparentemente tolo, afinal você está falando com um rn ou bebê que ainda “não entende” o que você está querendo passar. Mas como eu disse, isso, inicialmente é mais pra você do que pra ele. Desde bebe la em casa era aquela coisa, “filho nos já vamos tomar banho”,  “filho daqui a pouco vai acabar o banho” “filho eu já vou colocar sua roupa”, coisa pequenas que agora, na “adolescência infantil” faz diferença pra sair de boa do banho ou do parquinho. Claro, que as vezes rola um stresse, mas garanto que não é sempre. Claro que agora que eles estão maiores e eu mesma as vezes não os comunico de algo e é nítido o resultado de quando eu esqueço.... catastrófico.

Na minha opinião a conversa resolve muita coisa. Para muitos não é fácil nem conversar quem dirá por em prática isso, mas como eu já mencionei, é uma questão de treino e com o treino vira hábito. Hábitos saudáveis por sua vez, são muito bem vindos, e esse ato de conversar está incluído em um deles.

Também não adianta reclamar que seus filhos cresceram e não conversam com você agora adultos, se você não construiu isso desde pequeno. Por isso, olhe seu bebê e seu filho pequeno do seu lado e pratique, converse! Aposto que ele é a pessoinha que mais tempo do seu lado durante o dia. E se não for, aí mesmo que deve aproveitar o tempo que tem.

Outro fator essencial para que isso aconteça é algo que vou deixar pra outro post e que se todos nós tivéssemos, em todos os aspectos da vida, o mundo seria mais pacífico, que é : a empatia. Empatia é libertador. É muito mais difícil do que aprender a conversar. Pelo menos eu acho......
.............mas aí vem aquela velha frase, ninguém disse que seria fácil ne!? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário