terça-feira, 16 de abril de 2013

Um turbilhão de sentimentos





E como alguns devem saber, dia 13, sábado, com 24 semanas e 2 dias, fizemos ultrassom morfológica, que é a que ve todos os detalhes, informações importantes sobre o progresso da gravidez e a saúde, no meu caso, dos bebês. É um exame demorado, se tratando de gemelares então!! hehe

A coisa começou meio errada porque levamos só a autorização do nosso convênio e não levamos o pedido do médico. Então, a moça da recepção encasquetou com isso e o marcos teve que voltar em casa pra buscar, foi ele e meu sogro. Meus sogros tinham vindo da praia bem cedo só por causa da ultra. Achei que não iam me chamar por causa da falta do documento, mas não deu 5 minutos e me chamaram. Quase tive um treco, pois o Marcos tinha recém saído e estávamos ansiosos pra ver os meninos.
A médica perguntou porque ele não assistiu o exame e depois via isso, ótima pergunta dra, mas a moça da recepção....afffff
Infelizmente meu marido e sogro chegaram no fim do exame. Mas a médica querida mostrou um pouquinho dos meninos, pros dois. Aliás, confirmadíssimo que são dois meninões! ^^

Mas vamos falar do exame.

A médica ia dar uma enrolada pra começar o exame e poder dar tempo a mais pra eles chegarem, mas o vini tava tão quietinho que ela me pediu perdão, pois não poderia perder a oportunidade de medir tudo direitinho, com ele tão quieto daquele jeito. Ok, neh, fazer o que! Começamos com o Vini então. Tudo ok! 

O dudu, como a maioria dos caçulinhas danadinhos hehe não parava quieto, mas ela conseguiu realizar todo o exame tranquilamente também.
Tá que eu sofri ne, porque ela me empurrou muito, me apertou muito, mas faz parte. Ele também está saudável, mas no caso dele, tivemos uma surpresa. Eduardo teve marcadores que podem indicar a possibilidade dele ter síndrome de down.

(Primeiro ela comentou devido o tamanho do ossinho do nariz. Que deu muito menor do que a normalidade.)

Lamentei muito ouvir aquilo sem meu marido do meu lado. Só estava eu e a minha sogra na sala. Ela se assustou, não poderíamos esperar reação diferente, ficou tensa. A dra percebeu e vi que ela tentou não falar tanto no assunto. Quando ela mediu o quinto dedo (que é uma das marcações para verificar a síndrome), ela ficou quieta. E aí vi que ela não queria comentar nada e que provavelmente tinha mesmo alguma coisa em questão, também fiquei quieta. 

No começo eu não me choquei tanto sabe...até pq quando fomos fazer o ultra da Translucência Nucal, que é justamente a que vê a síndrome, eu ja fui preparada pra talvez ter essa possibilidade, nunca se sabe neh. e nesse exame estava tudo tranquilo, não acusou nada, porém, nesse, não mais.

Acredito que pq no de TN ele ainda era mto pequeno...e agora talvez por estar maiorzinho tenha dado de ver bem a diferença.
O marcos acha que ele ta apresentando características de cearense hahaha (pq a medida da cabeça tb deu um pouco diferente, está bem arredondada) bobo ne....pra puxar o sangue da mae rsss

Mas sendo bem sincera...eu nao acredito mto nisso nao...mas sei la...
Há a possibilidade de ter e não ter, e só vamos descobrir no momento do parto. Fiquei forte durante o dia todo e no fim, reagi super bem. Mas durante a tarde eu fui ficando estranha..com vontade de sumir...de não ver e falar com ninguém, ficar quietinha no meu canto. Chegando em casa, desabei. Chorei, chorei muito. 

Eu e o marcos conversamos bastante. 
Ele está muito pé no chão. Está sendo meu chão.
Aindo me pego chorando de vez em quando...qd a ficha cai..mas depois ja passa..


Existe um exame que pode dar 'certeza' da SD, mas esse exame custa 2.250.. e esse exame é somente para dar certeza. não é nenhuma prevenção ou algum tipo de tratamento, então não adianta.. como estamos bem na risca de gastos com a chegada deles, eu e o marcos preferimos ate o momento, não fazer, pois, basicamente esse eh o valor do parto. Então, preferimos gastar esse dinheiro com o parto, com a presença do nosso obstetra, do que com o exame...




Claro que gostaríamos que as coisas fossem diferentes, mas nada muda ao mesmo tempo. Porque?
Vamos cuidar do nosso filho com todo amor e paciência, não tenho duvidas disso! Faremos isso tanto com o Eduardo quanto o Vinícius. Agora eles são a nossa vida! Não estamos triiiiiistes, nao sei explicar. Mas acho que posso dizer que tenho tristeza em mim sim, pq a gte nao espera. Idealizamos um filho perfeito. Mas ele será perfeito pra nós, dentro das limitações dele. Minha preocupação nao eh so uma questao de desenvolvimento, pq sei que ele vai tirar de letra! mas é das dificuldades q ele vai passar e de como ele vai lidar com isso. Mas mto vai de como vamos criá-los ne. 

Para quem não sabe, eu trabalho dentro de uma Fundação Catarinense de Educação Especial, e tenho uma mente bem aberta qto a isso. Mas nao adianta, mexe com a gente. Entao de vez em quando me pego chorando...mas acredito q logo passe e com o passar do tempo vou criando forças maiores pra enfrentar o que tiver que vir. Foi assim qdo soube q eram gêmeos lembram?! Desespero total! E hj nao consigo ver minha vida sem meus dois bebes! e nao vai ser diferente com o Eduardo, com certeza nao! E graças a Deus, meu filho é muito privilegiado, pois, terá além de uma família que cuidará muito bem dele e que ja o ama muito, tem também um irmão maravilhoso, pois já estão juntos nessa, desde sempre!

E outra coisa que falei pro Marcos ontem. Nossos filhos são muito inteligentes! Pq mesmo nessa situação, o dudu fecundou na frente de qualquer outro! haha Lindo da mãe!!!

Daí lembrei desse vídeo que acho um barato e dedico ele aos meus filhos!



Bom, nada é de certeza, Só temos indicações, mas vamos nos preparar ne?!

Temos consulta nessa sexta e estou ansiosa pra conversar com meu médico. Estou ansiosa para uma próxima ultra. Mas vamos com calma, Juliana! hehe

E novamente enfatizo a importância do Marcos do meu lado! Como ele tem sido paciente, amoroso e cuidadoso comigo, um excelente companheiro, sempre!

Escrevi sobre a importância e a felicidade que sinto por ter ele comigo e vou colar a resposta dele aqui, porque além de eu ter meus olhinhos cheios de água rss o recadinho também foi para os meninos!


Marcos Vinicio Guimaraes Tb amo vc montão de grande.. Sei que mudanças assustam, a começar pela gravidez, descoberta dos gêmeos, mas tb sei que aprendemos a cada dia lidar com elas. Estarmos juntos, tomando decisões juntos nos fortalecem para lidar com essas mudanças. Aprendique não existe pessoa perfeita, casal perfeito, mas pessoas que se completam.. Temos nossos defeitos e nossas qualidades e com as qualidades de uns vamos lidando com os defeitos de outros. Vc completou minha vida, não consigo me ver longe de vc, e agora longe dos nossos meninos. Obrigado por me aturar nos momentos chatos e me fazer rir nos momentos tristes.. Te amo de montão.. E vcs tb, Dudu e Vini.. papai ta aqui só na espera de conhecer voces ao vivo e a cores.. ;@



Beijos a todos!
E também muito obrigada por estarem aqui!

17 comentários:

  1. Juh, que coisa....
    Posso dizer que tenho certeza de que ambos serão amados igualmente e vcs serão apaixonados por eles, com ou sem síndrome.
    A minha cunhada recebeu o diagnóstico de síndrome de down da bebê que ela esperava, o médico sugeriu que fizessem o exame que vc citou, mas ela não quis, não mudaria nada... e, no fim, minha sobrinha nasceu sem absolutamente síndrome nenhuma!!! Passamos a gravidez inteira nos preparando para os cuidados com um bebê mais delicado e com a mamãe, que tbm ficou super fragilizada, mas no fim, não era.
    Talvez isso aconteça com vcs tb!!
    E se não acontecer, tudo bem. Como vc disse: tudo dará certo! Nada tem sido fácil para vcs.... essa será mais uma que enfrentarão juntos!

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Amiga,
    como vc mesmo disse ja superou muita coisa, e mesmo so acompanhando por aqui, percebo o quanto vc ja os ama, uma noticia dessa sempre é um baque concerteza, mas o amor que vcs tem é maior que tudo, as dificuldades existiram e só com seu amor ele ira superar, tenha em mente se for ou não, Deus escolheu vc, o vini pra ser o super irmão e o seu marido pra ser o super pai, tenho certeza que tudo dará certo, quando engravidamos, nossos sonhos vão alem e os sentimentos se confudem muito, seja o que for Deus é contigo e pelo que seu marido falou vocês esnfrentaram juntos o que vier e sejam felizes isso é o que importa, se quiser chorar, choree desabafe, que os planos do senhor se cumprirá, não tenha em mente um bb fragil, pq eles não são, apenas com dificuldades pra aprender, mas aprendem e vc vai se surpreender.

    Fica tranquila e tbm não vejo pq fazer esse exame tão caro, se for não mudará em nada, se não for, tudo bem tbm o importante que eles estão bem e super saudavel.

    Bjuus conta comigooo.

    ResponderExcluir
  3. Ju, eles serão muito amado por todos, independente de limitações que venham a ter, tem uma parte das tuas amizades, que sabes, já lidam com isso, sou uma delas, já trabalhei com esta síndrome e saiba que eles são maravilhosos, inteligentes e aos olhos de DEUS, igual a nós, quem vê diferença nisso, são pessoas de mente limitada, ignorantes, não se sinta estranha, se sinta feliz, com essa benção de Deus, que irás receber, eles são especiais, independente dos problemas que venham a ter, sabes que tens uma legião de amigas(os) esperando por eles aqui fora, assim que eles colocarem a carinha de fora, serão amados, por todos nós, tios e tias emprestados, porque já me considero uma tua emprestada, tenho muito que amá-los e ensinar o que puder, inclusive a voar pelas estradas da vida. Amoooooo vcs. Saudades. Crissss

    ResponderExcluir
  4. Ju, minha querida! Não tenho o que te dizer, porque sinceramente, acho que o seu filho tem todos os cromossomos bem direitinhos. :) E se, por acaso não tiver, isso nunca será motivo de sofrimento pra vocês! Vocês se amam, e isso supera qualquer dificuldade que vc tenha medo q ele venha a passar. Dito isso, lembrei desse texto da Lia.
    http://sacodefarinha.blogspot.com.br/2013/03/o-que-toda-gestante-deveria-saber-sobre.html?m=1
    Agora que o exame tá feito, não tem mais jeito. Mas observe a parte que ela fala das limitações, que inclusive a Dani já comentou lá em cima.
    Então, bola pra frente com os preparativos e com o amor, que vai dar tudo mais do que certo, do jeito que for! :)
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Ainnnnn tudo muito lindo!!!
    Adorei o blog Juuu... adorei o jeitinho que escreves...
    O que tenho para lhe falar neste momento é: viva o hoje! Viva eles dentro da tua barriguinha... Curta essa família linda que tá crescendo!!! O depois vai vir, e do jeito que vier você terá condições de levar!!! hehe
    Torço muito por vocês!!!
    Beijão
    Juçara

    ResponderExcluir
  6. Oi Jú, por acaso resolvi dar uma passada no seu blog pra ver como andam as coisas... Não tenho te visto nos últimos dias no trabalho. Li seu post e fiquei bem emocionada. Não triste, mas emocionada. Tenho certeza que tudo vai dar certo pra voces. Nada nessa vida é por acaso. Te admiro muito e continuo com a "inveja boa". ;) Continue curtindo sua gravidez que todos nós estaremos rezando e mandando energia positiva pra tudo dar certo.
    Beijo enorme da sua nova seguidora ;)
    (to tentando arranjar tempo pra fazer os outros desenhos.)
    Angélica (FCEE)

    ResponderExcluir
  7. Oi, Juh!
    Não pude deixar de comentar hoje... só pra te dizer que, mesmo aqui de longe, "apenas" te lendo, te acho uma mulher super forte. O fato de chorar não significa de forma alguma que somos fracas. Você só está processando tantas mudanças que tem acontecido na sua vida, pra estar ainda mais preparada quando os meninos chegarem ao mundo.
    Vai dar tudo certo, sim, com certeza! Pelo simples fato de que você e sue marido se amam e estão juntos nessa jornada.

    Super abraço pra vocês!
    E um beijo,
    Marina

    ResponderExcluir
  8. Juh Jeova estara ao seu lado pro q der e vier e como vc disse so saberemos no parto, entao vamos orar mto por voces 4
    E como irmãos estamos juntos pro q der e vier tbm somos sua família
    Bjx bjx

    ResponderExcluir
  9. Sabe filha, voce é uma das mulheres que mais admiro nesse mundo, desde pequena voce demonstrou qualidades inerentes de uma mulher especial. Voce sabe demonstrar amor e afeição pelas pessoas como ninguem faz, talvez por isso Deus colocou o Eduardo na sua vida, porque nenhuma outra mae saberá cuidar dele como voce cuidará. O Marcos tambem é uma pessoa admiravel, deve ser por isso que voce o escolheu como marido. Porque além de um grande amor, necessitamos de um companheiro(a)e amigo(a)para os momentos dificeis que passamos ao longo da vida, infelizmente algumas pessoas não compreendem isso. O meu amor por voces é muito grande, maior que qualquer coisa que ja senti na vida.Sempre digo as pessoas que sinto orgulho de ser seu pai e de Joseane, isso me dá prazer e alegra meu coraçao. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Juhh querida, tava sentindo tua falta por aqui.
    Como as meninas já disseram, tu é forte. Tu e o Marcos se amam, se completam e os meninos vieram como presentes para essa família linda. Com síndrome ou sem o Dudu já é muito amado e ele sabe disso. Ainda tem tempo para descobrir mesmo, mas se for o caso, vocês vão ganhar um presente especial, pois essas crianças são enviadas só para quem merece muito pois tem muito o que ensinar.
    Saiba que mesmo de longe tem tuas "amigas" aqui para o que precisar.
    Fiquem com Deus.
    Beijos em ti e nos meninos lindosss

    ResponderExcluir
  11. Amo tanto vocês. O tio luiz ja disse tudo. Tenho orgulho de ser sua prima.

    ResponderExcluir
  12. Juh, embora isso tenha mexido um pouco com vc, sinto em cada letra muita paz...Tenho certeza de que seja isso ou não seus filhos serão bem cuidados, amados e terão a oportunidade de crescer bem numa familia de dois coraçãos que são na vdd um do seu e do seu esposo e que agora acomodam com todo amor essas duas vidas. Embora haja indicação, quem sabe não seja....Vamos orar pra q Deus permita sempre o que for de melhor na vida de vcs!!!
    Seu esposo tem um coração lindo. que alicerce...fiquei emocionada!E juntos vcs conseguiram ser os pais que seus filhotes precisam!
    Deus abençoe, meu carinho e orações,
    Ely

    ResponderExcluir
  13. Juh!
    Vc é uma mulher incrível sabia?
    Estava lendo o seu post e pensando comigo: caramba!!! de onde vem a força dessa mulher? Veja como vc tem serenidade . . . como encarou o suposto diagnóstico com paz e tranquilidade.
    É claro que chorar faz parte, mas o choro não é sinal de fraqueza!
    Parabéns!Sua atitude/reação faz de vc uma mulher admirável!
    Que sorte tem esses seus filhos por terem sido enviados a uma mãe como você!
    Fiquei emocionada!
    Deus abençoe essa familia linda!!!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Juh, te conheço pouco, mas daria de tudo pra ser uma amiga amiga mesmo, pois te acho tão meiga, tão educada, tão inteligente, uma mulher menina. rs
    Enfim, pelo pouco que vejo, sei o quanto você é abençoada com seu marido, e acredite: se Deus confiou a ti duas pequenas vidas, ele sabe o que está fazendo. Deus sabe que você e sua familia serao capazes de cuidar muito bem desses dois anjinhos e é por isso que ele te escolheu. Então não se pergunte "Porque comigo?" mas diga "Porque não comigo"? Pois você é guerreira, é forte, é mulher que ama. Deus sabe o que faz e se ele decidiu ser assim é porque tem que ser, pois você é capaz.

    Muita saúde pra você e pros meninões, tá?!
    Se cuida e ore bastante a Deus que Ele sempre conforta nossos corações.
    Venho lhe dar parabéns por ser tão forte e ser uma mãe que vai ter dois nenéms enviados por Deus!
    Bjs querida

    ResponderExcluir
  15. Filha,
    Achei esse poema legal e dedico a voce esses versos

    Mulher Guerreira

    Tão menina e faceira
    Tão doce e maneira
    Não se abate por qualquer
    Besteira...
    És faca, facão ou peixeira
    Tua força é sedutora
    Como um perfume que cheira
    As vezes, és somente uma mulher
    Outras muitas, uma linda guerreira
    Na batalha, na guerra, uma trincheira
    És menina, mulher, uma guerreira
    Na luta, és uma alma inteira
    Mulher guerreira, tua vitória
    Pode até demorar...
    Mas eu sei, que é certeira.
    Reff Carvalho

    ResponderExcluir
  16. Nossa, quanto tempo fiquei sem vir aqui te visitar...
    Sei que nada do que eu te falar vai ajudar muito. Entendo que a gente sempre espera um bebê perfeito, e vocês não serão diferentes. O filho de vocês já é perfeito, uma criança com síndrome de down traz uma alegria diferente pra dentro de casa, uma alma sempre pura e bela.
    Concordo com relação ao exame. Que diferença fará saber agora ou depois se ele tem ou não a síndrome? Ele é filho de vocês e será amado como tal.
    Ano passado li um livro muito lindo, chama "O Filho Eterno", do Cristóvão Tezza. Ele, apesar de ser um escritor relativamente famoso, foi só depois de 24 anos é que o mundo soube que ele tinha um filho com síndrome de down. Ele negava muito esse fato. Até que aos poucos foi aprendendo a amar a vida ao lado do filho dele. O livro é lindo, vale a leitura!
    Beijos,
    De.

    ResponderExcluir
  17. Oi Juh..nossa nem sei o que te dizer neste momento..até pq ainda acho que o Dudu vem perfeitinho, mas como caçula vai ser pequenininho. Já está confirmado ou é só suspeita?

    Independente de qualquer diagnóstico, esse meninões já são muito amados e irão aprontar demaaaais..ja tô até vendo..rsrsrs

    Bjuus

    ResponderExcluir