terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Desfraldando Dois - #SQN



Um com fralda e outro sem! :)

Oi gente, um tema bastante complexo não é mesmo?
Quem tem filhos, mais cedo ou mais tarde terá que passar por isso.
Chegou a nossa vez.

Eu começo a ler muito antes das coisas chegarem por aqui...pessoa ansiosa e precavida também..já pra eu poder ir calculando e planejando como eu gostaria que fosse e como farei de fato pra que tudo ocorra da melhor maneira possível.

Minhas amigas sabem que eu simplesmente ODEIO penico...ou odiava pelo menos...hoje minha relação com ele ..é ..de boa! hehe
Pesquisei muito sobre comprar ou não o penico...sempre achei antigiênico sabe?

Mas no meio das minhas pesquisas encontrei a fe! A página do face dela é Bebê sem Fralda - Brasil.
Ela foi fundamental no meu processo de retidas dos pré-conceitos, sabe como é!? Toda vez que uma dúvida ou argumento da minha parte surgia, Fernanda caploft na minha cara! hahaha
Verdades doídas, mas aquela história "aceita que dói menos"... Vai lá ler os posts dela que você vai entender do que eu to falando!

Hoje muitas coisas que ouço (permaneço só escutando, só sento e observo...kkk) já consigo identificar como senso comum...frases simplesmente repetidas que na verdade as pessoas nem param muito pra pensar tipo "deixa pra desfraldar no verão" ...e aí fiquei mega pensativa quando li no blog da Fe, ta, e aí, como fazem os esquimós pra desfraldar?! hahaha, né?!

Não estou julgando quem desfralda no verão e muito menos dizendo se é certo ou errado.
A questão aprendida na maternidade por mim é "Faça o que VOCÊ, como mãe, achar melhor. Faça o que for melhor pra sua família" Fim. Essa frase olha.. é a salvação! Simplesmente, LIBERTADOR!

Sim, aqui o desfralde rolou e está rolando neste verão. Pq?! Pq depois de todos argumentos usados no Bebê sem Fralda Brasil eu reconheci que sim, não há desculpas e eu reconheci que EU não estava preparada. EU! Então esperei o momento mais propício pra isso, um mês que além de calor (sim eu levei isso em consideração ;) ) eu e o Marcos estaríamos de férias, eu, tranquila livre, leve e solta, sem estresse nenhum e poderia dar a atenção que eles merecessem. Porém!!! Não significa que fiquei esperando chegar as férias...

Já bem antes de chegar o verão me entreguei ao danado do penico. Caploft na minha cara! (Again!)

Fe, querida Fe me disse assim "Ju, tu não junta coco de cachorro?? é a mesma coisa, só que cocô no penico e coco do seu filho!" né não gte?! kkkkkk
E aí parei de frescura e aceitei, eu e o penico tivemos uma relação harmoniosa e saudável. E vamos combinar, era a diversão deles fazer xixi e dar tchau pra ele no vaso hehe

Bom, eu sempre digo, que na minha maternidade gemelar, onde basicamente TUDO foi bem difícil ("parto", pós parto, amamentação, rotina, alimentação e td mais..) eu MERECIA benhê, um desfralde tranquilo! PuFavô né!

E o desfralde aqui tá sendo a melhor maravilha do mundo, posso classificar assim, bem feliz.
Esse ano, foi a primeira vez que não passamos a virada na praia. Ficamos em casa. Sim, a melhor coisa do universo! Sem fogos, nós e nós e melhor ainda, no nosso ritmo.

Vini decidiu que aquela era a hora e pegamos na mão dele e fomos nessa!
Eu acreditao piamente minha gente, que o fato de termos trabalhado a Higiene Natural com ele desde Julho/Agosto, colaborou muito com esse processo. Nesses meses eu comprei o penico e deixei ele no banheiro. Ali, pra irmos nos familiarizando com ele. TODO DIA, antes do banho, tiravam a roupa e aí "quer fazer xixi no penico dudu?"  "Quer fazer xixi no penico vini?!" No começo era "não" como resposta e assim acontecia. "Tudo bem filho, mas se quiser fazer xixi no penico é só avisar tá?!" Essa frase era repetida diariamente e naturalmente. Durante o dia também eu dizia quando trocava a fralda deles. Passei a observar mais eles e quando via que estavam concentrados, naquele momento só deles, eu perguntava se queriam ir ao banheiro. Pra xixi o vini aceitava, pra cocô, não. Dudu nem pensar, o fator prisão de ventre o qual ele sofria muito, muito, atrapalhou um pouco.

Até que o vini começou a usar o penico antes do banho...enquanto o Dudu tinha pânico, tanto do vaso quanto do penico. Vini passou a revezar penico e vaso. Du levou uma semana somente e começou a fazer xixi no penico tb! Yay!!!

31 de Dezembro de 2015 começou oficialmente o desfralde do vini. Onde ele passou a semana INTEIRA pelado e negando fralda e consequentemente a roupa. No começo eu fiquei bem preocupada com isso, hoje já "não me importo" tanto. Acredito que faça parte. É ir conversando, guiando e ajudando ele a ter compreensão das coisas. A família que se importa mais, mas vamos observando e orientando ele não é mesmo!?
Hoje ele já até pede cueca ou "calça", mas de veeeez em quando hehe

Faz quase um mês e nosso resultado aqui é, desfraldado de dia e basicamente desfraldado da noite! Eu classifico o desfralde diurno em uma semana. Eu sempre lebrava da frase da minha amiga "você só sabe se ele realmente tá desfraldado quando sair com ele"....então, em uma semana, tudo certo! hahaha
E o dia em que eu ouvi, de madrugada, ele sentadinho na ponta da cama falando choramingando "papai...papai...quer fazer xixi....pai...quer fazer xixi..." gte, explosão de emoção nesse coraçãozinho aquiiii!!! Levei ele ao banheiro e fiquei tão emotiva que não dormi mais! kkkk

Somente uma vez fez xixi na cama pra valer.
Foi uma questão de confiança também. Eu tinha medo...até que passamos a deixar sob responsabilidade dele, Confiamos nele. Ficamos tranquilos. A noite sempre reforçamos que se ele sentir vontade de ir ao banheiro é só acordar a mamãe ou o papai. Mas o Marcos gosta de reforçar que ele pode acordar A MAMAE! kkk

Foram pouquissimos escapes diurnos, Pouquíssimos mesmo. Extrema paciência e foco no objetivo pq senão, você realmente briga. Muito auto controle, pq a vontade de brigar vem sim senhor! É cansativo sim...tanto que no comecinho eu tava doida pra voltar pra fralda confesso, não parecia ser tão bom quanto as pessoas falavam que era uma criança desfraldada. Mas só depois você entende.. ;)

Aqui em casa, geralmente quando um começa num processo, o outro logo em seguida faz também.
Com o desfralde não está sendo assim tão rápido. Tão ligeiramente rápido ne?! Era Vini começar algo, uma semana depois o dudu também seguia o irmão.
Mas o meu dudu é um menino de muita personalidade própria, então, ele ta curtindo a beça o desfralde do mano, porém não é momento dele ainda.

Ele AMA dar descarga das necessidades do mano, ama cantar a música do cocô pro mano, ama dar tchau pro cocô e xixi do "miício" mas ele entrar no embalo??..não mamãe, obrigada. Pergunto onde tem que fazer xixi e cocô? ele responde corretamente!!! Sabe de todo o procedimento, se arriscou duas vezes PEDINDO pra fazer xixi e coco no vaso orgulhosamente, mas somente essas duas únicas vezes. Comprei dois livros pra ajudar no desfralde, eles amaram, mas sem muito sucesso por aqui...


Queria muito que os dois desfraldassem antes de voltarem às aulas, mas por enquanto...só um...mas vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos ne?!

O Du ama surpreender, quem sabe seja a hora, quem sabe não .. o segredo é respeitar a vontade deles e o tempo deles, apesar de terem 2 anos e meio somente, são seres humanos iguais a nós e ninguém gosta de ser forçado a nada não é mesmo?!

Mamães, super incentivo vocês a praticarem a Higiene Natural o quanto antes, sem dúvidas, contribui para que o processo de desfralde seja bem suave e sem traumas! e o melhor (!!!) para ambas as partes!!

Então, minha dica é, pesquisem antes, se informem, trabalhem suas mentes, apoiem eles, como já diz higiene natural, é, NATURAL, ela vai acontecer NATURALMENTE hahaha #trocadilhohorrível, que nada, vai depender de nós!

Procurem ajuda, procurem o blog da Fe, perguntem, ela é consulta de desfralde então, ninguém melhor que ela pra ajudar e orientar corretamente! né!?!

Bom, por hora é isso.. está sendo um amadurecimento meu e dos meus filhos, algo lindo e assustador ao mesmo tempo. Mas sei que isso é só o começo!


           


             

Sonequinha pós praia...sem fraldinha e sem cuequinha ^^
                                        

2 comentários:

  1. Adorei o post! Aqui faço comunicação de eliminação com a minha filha desde os seus 2 meses. Eu comecei sem muita pretenção, mas foi a melhor coisa! Hoje ela tem 1 ano e 8 meses, não está desfraldada, mas tenho certeza que seu desfralde será simples e tranquilo, quando chegar a hora. Já conheço a página da Fernanda no facebook, e também acompanho o grupo Higiene Natural com Amor.
    Daqui a pouco o Du estará sem fralda também! Mas processo dele será talvez diferente do que o Vini viveu.
    Beijos,
    Rita
    http://melancianabarriga.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rita!!! Tenho uma amiga que fez tb o EC (é assim a abreviação?!) Obrigada pelo seu relato, amei saber!! é tão bom ne!!! parabens!!
      vamos aguardar do dudu neee, vamos ver no que vai dar!!
      Entrei no teu blog, achei o maximo o nome hahaha
      assim que der visito melhor!
      beijoooss

      Excluir