terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Um pouco sobre escola e respeito




Esse foi o primeiro ano que me senti mto, mas mto respeitada pelas profs dos meus filhos. Eles já estudaram em outras escolas e pra mim, foi a que mais me marcou positivamente.
Não quero entrar em discussão de religião e crenças mas sim comentar, somente sobre esse ano com respeito a esse assunto hehe
Pra quem não sabe, nós não participamos de nenhuma data comemorativa comercial. 
Isso faz com que muitas pessoas pensem que não nos divertimos ou que não somos felizes ou pior, que privo os meus filhos de diversão. Mas, posso dizer que nos divertimos de outras formas e acredite, fazemos festas, ganhamos e damos presentes. Só que com um pequeno detalhe, não precisamos de motivos pra isso.
Quem me conhece sabe que amo presentear. E acho incrível quando presenteio alguém e a pessoa me diz "ué, mas não meu aniversário!" E não é mesmo, simplesmente queria lhe dar algo, simplesmente lembrei de você e gostaria de lhe ver feliz.
Isso é uma das coisas que enfatizo muito pros meus filhos, eles não precisam esperar nenhuma data pra ganhar presentes. Eles ganham sempre, quando temos condições de dar.
Claro que pode não ser fácil pra eles pq as vezes eles não entendem.
Claro que não é fácil não seguir a multidão. Eu nado contra a maré todo dia. As pessoas falam que temos que respeitar o deficiente, as diferenças, mas ninguém para pra pensar que não é uma questão só física, mas sim, de pensamento, de princípios inclusive religiosos.
Já me disseram uma vez "mas como eles vão poder escolher se não experimentarem?!"
Dessa frase tenho três pensamentos. Por exemplo, eu não comemoro aniversários. (1) Eu não obrigo ninguém a NÃO comemorar só pra saber como é. (2) Acredito que eu, enquanto mãe, posso decidir o que seja melhor pros meus filhos que ainda não respondem por si só. (3) cada família tem seu padrão, regras, ensinos que passam de geração por geração, tradições, cultura que elas escolhem seguir.
Uma pessoa vegetariana por mais que saiba que ela fez uma escolha saudável ela não obriga os outros a aceitar suas escolhas. Eu também não faço isso. Mas é lindo quando vejo que alguém respeita minhas escolhas, seja ela qual for. Aposto que você também. 
Já postei uma vez um texto fantástico que li sobre escola laica. Dá pra contar nos dedos as que são. 
Esse ano as profs dos meninos foram tão, mas tão parceiras que eu não consigo nem acreditar que isso aconteceu, tamanho medo que eu estava desse ano letivo, e vou dizer pra vocês que elas estavam também hahaha
Mas tudo na vida, ao ser conversado e esclarecido, flui.
E fluiu.
Na minha visão ao se fazer os dias das mães, uma criança que não tenha pai, sente.
Ou o dia dos pais, a criança que não tenha mãe, sente. Pode não ter seu pai ou mãe por qualquer motivo, separação, rejeição e inclusive por perda na morte. Sim, ela vai sentir.
Há o aniversário trimestral na escola das crianças e meus meninos não vão na escola nesse dia. Mas quando há um aniversário fora da data, como uma professora uma vez me comentou e eu achei super interessante, as vezes o outro colega não pode fazer uma festinha DAQUELE jeito pode ficar triste por isso. Uma festa trimestral possibilita que todos possam ser iguais. Importante não excluir ninguém, mas meus filhos ou outras crianças que não comemoram seja qual motivo for, estão sendo excluídas. 
Já vi em meu local de trabalho a anos atrás onde todos se juntam pra dar um presente de aniversário, mas o fulano não gosta da pessoa e acaba colaborando pra não ficar chato.
Festas de finais de anos quase toda a população entra em dívidas por ter que dar presentes sem poder. Mas veja bem, não estou dizendo que VOCÊ seja assim, estou apenas analisando fatos que contribuem em muito a minha decisão e escolha. Embora ainda não seja esse o fator principal. 

Outro exemplo  que darei desse ano foi quando colocaram uma árvore de natal com a foto das crianças pra que as pessoas escolhessem uma para dar um presente. Achei diferente e comentei com meu marido. Mas as semanas foram passando e as fotos diminuindo.....até que ficou três crianças e depois uma só. E aí cheguei a comentar com as profs que fiquei preocupada pq aquela foto ficou ali e a criança, maiorzinha por sinal, podia ver a foto e pensar "pq não fui escolhida?" "pq ninguem me escolheu?!"
vocês entendem a questão?
Gente, não estou querendo criticar ninguém que faz, muito menos a escola dos meninos pq aquela escola é demais!!! Fazem tudo em prol das crianças e com muito, muito amor, eu sou uma que tenho paixão por essa escola e fico triste só de pensar que daqui a dois anos meus filhos não estarão mais lá!! Mas são detalhes que as vezes não nos tocamos e não é por maldade. 
Esses dias um colega gay comentou que gostaria de adotar uma menina e eu disse que o dia em que ele e seu companheiro adotassem, ele me entenderia quando chegasse o dia das mães..
E aí eu li esse post sobre a escola laica, eu não tinha pensado em como não fazer festas com datas comemorativas. Isso é possível? daí o texto sugere fazer o "Dia da família" e achei perfeito! Per-feito! 
Família, segundo o dicionário, é um "grupo de pessoas vivendo sob o mesmo teto". Simplesmente NINGUÉM seria excluído.
Esses foram somente uns exemplos pra citar.
Mas todas essas minhas citações é pra dar um entendimento a mais pra quem está lendo a MINHA visão e escolha. Meu pensamento e conceito sobre esses assuntos.
Pq na verdade, esse texto era somente pra agradecer a Ale, Carla, Noemy e Ana Paula que SEMPRE usaram de empatia para com a nossa família. Prof Day de educação física o amor eterno das crianças haha!! Vocês foram maravilhosas e gostaria de agradecer mto a vocês pelo carinho que tiveram com meus pequenos, o amor que cuidaram deles, as atividades que fizeram, os portfólios e a avaliação de final de semestre deles que pra mim é uma das coisas mais esperadas e vocês fazem com tanto carinho, com um olhar atento a personalidade de cada um deles e isso não tem preço. Pra mim, a avaliação de final de semestre é uma das características mais forte da escola, pois sempre recebo com todo esse olhar atento e acho simplesmente fantástico!!!!   Temos uma dire por trás disso que sei o quanto ela zela pelo bem estar das crianças e que tudo seja feito da melhor forma possível. Mas ainda deixo meu voto pro dia da família Dire hehehehe
Então meninas, minha gratidão eterna a vocês, meu carinho e amor e obrigada por me deixarem participar das atividades das escolas! Amei Amei Amei!!! Vocês serão minha referência de vida na construção de aprendizado dos meus filhos! 
Muito Obrigada!!





2 comentários:

  1. Eu sou um fã incondicional dos seus textos. Sempre coerentes e didáticos. Aprendo muito com eles. A maneira como você desenvolve os textos. Os seus pontos de vista ditos sempre com sabedoria. Dessa geração nova você é a pessoa mais sábia que conheço. Ter você como filha é um privilégio imenso. Não imagina o prazer de ter participado da sua vida. Poderia aqui escrever algumas folhas sobre a sua pessoa, mas apenas digo que sou grato a Deus por Ele ter – me proporcionado viver essa experiência.

    ResponderExcluir
  2. Ah que lindo Pai!!! <3
    Segurei o choro xD
    Se sou tudo isso é graças a uma boa criação e mtas conversas que tivemos ne?! Mto obrigada!

    ResponderExcluir